Cerca de 40% das empresas europeias trabalham com substâncias biológicas e químicas nos seus centros de trabalho.

Segundo diversos estudos, as atividades com mais acidentes devido a substâncias perigosas são a fabricação, construção e agricultura. Com a chegada de nanomateriais à indústria, o perigo aumenta, segundo a Agência Europeia de Segurança e Saúde no Trabalho. Os operadores expostos podem receber contaminantes principalmente ocular, respiratórios, digestivos ou dérmicos. A proteção insuficiente pode causar problemas de saúde graves e duradouros: doenças ocupacionais, inflamações graves da pele, cancro…

Por esse motivo, é aconselhável realizar uma avaliação de riscos e repeti-la periodicamente para identificar e gerir substâncias perigosas, por meio de sistemas de proteção coletiva e individual, com os episódios (equipamentos de proteção individual) destinados às pessoas da sua empresa.

Equipamentos de Proteção Individual

Para proteger os seus funcionários, deve saber o tipo e tamanho dos riscos. Após identificar o risco e implementar os sistemas de proteção coletiva, deve escolher o tipo de EPI, implicando um conhecimento das regras e analisar a casuística de cada trabalho e cada operador:

Proteção das mãos e dos pés: luvas resistentes, cremes e calçados que protegem contra o contacto.

Roupa de proteção: roupas herméticas para evitar o contacto com substâncias sólidas, líquidas ou gasosas.

Proteção para os olhos: telas que protegem contra respingos e partículas projetadas rapidamente.

Proteção respiratória: máscaras que protegem da inalação e na ausência de oxigénio.

Os trabalhadores precisam enfrentar um risco químico todos os dias ao manusear produtos mais ou menos agressivos (ácidos, solventes, óleos…). Existem mais de 100.000 substâncias químicas catalogadas e identificadas pelo número CAS.

Para escolher uma luva de trabalho que proteja de substâncias químicas, a família do produto químico a ser manuseado, o tempo de contacto, o nível de habilidade, etc. devem ser considerados.

A norma EN 374:2016 estabelece os requisitos para luvas destinadas à proteção contra produtos químicos e microorganismos.

Existem luvas que oferecem proteção contra microorganismos (bactérias e fungos), conforme a EN 374-2:2014 (vazamento de ar e vazamento de água), porque analisam a estanqueidade. Existem luvas que também oferecem proteção contra vírus para os quais eles devem estar conforme a ISO 16604: proteção contra penetração por bacteriófagos Phi-X174 transportados no sangue.

Roupa descartável

A gestão de substâncias perigosas não é apenas uma obrigação das empresas, mas também beneficia a segurança dos trabalhadores. Os custos da exposição ocupacional a agentes cancerígenos são estimados em 2,4 bilhões de euros por ano na Europa, de acordo com um artigo da Euronews em colaboração com a Comissão Europeia.

Aumentar o investimento em gestão e controle reduziria significativamente esses custos. Isso envolveria grandes benefícios, bem como um aumento na motivação dos trabalhadores e, portanto, na produtividade. Isso implica menor rotatividade e, consequentemente, maior profissionalização.

A avaliação de riscos é o primeiro passo na prevenção, conforme a legislação da União Europeia. Para fazer uma avaliação do seu local de trabalho, deve seguir um procedimento:

Primeiro, deve realizar um inventário de substâncias perigosas e geradas nos seus processos de trabalho: combustão, gases de escape, fumaça de metal, névoas de óleo, colas de formaldeído, vapores orgânicos, produtos de reciclagem de resíduos…

Em segundo lugar, deve recolher informações sobre a gestão de produtos perigosos: substâncias químicas, biológicas ou cancerígenas…

Terceiro, deve avaliar a exposição dos seus funcionários a substâncias perigosas, conforme o seu tipo, intensidade, duração, incidência e frequência.

Por fim, é necessário elaborar um plano de ação passo a passo para gerir essas substâncias conforme as prioridades. Eliminação ou substituição é a primeira alternativa. Se não for possível, deve reduzir a exposição. A última opção é o uso de equipamento de proteção específico para substâncias perigosas.